quarta-feira, 13 de março de 2013

Valorização das gemas coradas cresce na joalheria brasileira

As pulseiras com rubi, brilhantes, safiras e ouro negro, e o colar riviera de rubi e ouro negro são ideias para compor o visual hi-low. Detalhe para o anel-pássaro de rubi. Todos da Goldesign
As pulseiras com rubi, brilhantes, safiras e ouro negro, e o colar riviera de rubi e ouro negro são ideias para compor o visual hi-low. Detalhe para o anel-pássaro de rubi. Todos da Goldesign.

Com preço do ouro em alta, a grandes joalherias decidiram investir na valorização das pedras – preciosas ou semipreciosas – e na criatividade para tornar colares, braceletes, pulseiras, anéis e brincos de alta-joalheria um pouco mais acessíveis. “A joia é uma expressão da economia da época, por isso, hoje, vale mais a percepção de valor de uma peça do que seu peso. Uma peça carregada de ouro está fora de moda, hoje esse metal aparece de forma mais aerada”, afirma Regina Machado, consultora do IBGM (Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos), que ajudou a indicar as tendências de 2013 para o porta-joia, durante a 56ª edição da Feninjer, principal feira de joias do Brasil, realizada na semana passada, em São Paulo.

Anel Goldesign com jade, crisopázio e tsavorita, montadas em ouro negro. Ar vintage em alta. 

Entre as pedras, as gemas coradas em verde-esmeralda (cor do ano da cartela Pantone) e azul, como a turmalina Paraíba, a amazonita, a apatita, a nefrita, a praziolita, o topázio London Blue e a tanzanita, estão em alta. Muitas vezes, lado a lado na mesma peça. “As combinações de cores estão mais ousadas, daí termos peças azul-verdejantes e outras que apostam nos opostos, com o rubi com a esmeralda”, diz a consultora. 

Ar vintage no brinco 18k de ouro amarelo com tratamento em ródio negro, topázio verde, Green gold e diamante negro. Da Benne Fatto
Ar vintage no brinco 18k de ouro amarelo com tratamento em ródio negro, topázio verde, Green gold e diamante negro. Da Benne Fatto.

A opala, “pedra que reúne o brilho de todas as outras gemas”, também volta a ser usada com força, reforçando outra tendência: a da mistura de pedras opacas e transparentes. “Essa é uma combinação que rejuvenece a pessoa que a usa”, garante a consultora. Outra dica para atingir o mesmo resultado são os brincos “lift”, que abraçam o lóbulo da orelha com pedras coloridas (peça muito usada no Oriente Médio) e os anéis alongados, que envolvem mais de um dedo (tendência resgatada dos anos 50 que volta novamente nessa temporada).
Acompanhando a moda e a decoração, os joalheiros ainda apostam na criação de peças com aparência vintage, que apelam para o valor emocional das joias. Surgem aí colares e pulseiras com rivieras (mecanismo no qual as pedras são colocadas lado a lado, formando um cordão maleável), perfeitas para compor o look “high-low”, e bases em ouro com banho de ródio negro, remetendo a algo envelhecido, herdado.
A delicadeza do ouro rosa também se mantém em alta, principalmente combinado ao diamante e às gemas coradas em tons de rosa, como o quartzo rosa. 

Estrela do momento a turmalina Paraíba mereceu linha própria dentro da coleção Baobá, da Brumani

Estrela do momento a turmalina Paraíba mereceu linha própria dentro da coleção Baobá, da Brumani.
Pulseira em riviera de topázio London Blue, da Goldesign
Pulseira em riviera de topázio London Blue, da Goldesign.

A delicadeza do outro rosa na coleção Confetti & Streamers, da Brumani
A delicadeza do outro rosa na coleção Confetti & Streamers, da Brumani.

Brinco 18k de ouro vermelho com coral, safira laranja, safira amarela, safira rosa e diamante, da Benne Fatto
Brinco 18k de ouro vermelho com coral, safira laranja, safira amarela, safira rosa e diamante, da Benne Fatto.
Dois anéis de dois dedos também podem ser usados juntos, como nessa composição da Goldesign. As peças de ouro 18k têm rubis e diamantes
Dois anéis de dois dedos também podem ser usados juntos, como nessa composição da Goldesign. As peças de ouro 18k têm rubis e diamantes.
Anel de ouro amarelo, com diamantes brancos e turmalina verde da Art'Orafo
Anel de ouro amarelo, com diamantes brancos e turmalina verde da Art'Orafo.

Brinco Goldesign que abraça o lóbulo da orelha
Brinco Goldesign que abraça o lóbulo da orelha .
A beleza da opala faz par com o jade malásia e o espinélio, neste brinco de ouro 18k da Ícaro
A beleza da opala faz par com o jade malásia e o espinélio, neste brinco de ouro 18k da Ícaro.
Anel em ouro amarelo 18k, com opala amarela, granadas e diamantes amarelos e chocolate, da Private Collection by Marco Marchese da Art'Orafo
Anel em ouro amarelo 18k, com opala amarela, granadas e diamantes amarelos e chocolate, da Private Collection by Marco Marchese da Art'Orafo. 
A transparência das turmalinas rosa e verde, dos cristais e dos diamantes contrapõem com a opacidade da pérola neste premiado brinco da Vianna Brasil  Foto: Rogerio Franco
A transparência das turmalinas rosa e verde, dos cristais e dos diamantes contrapõem com a opacidade da pérola neste premiado brinco da Vianna Brasil.
As peças da coleção Nude Casual, da Brumani, brincam com a opacidade do quartzo negro e a transparência do quartzo fumê, com diamantes e ouro rodinizado
As peças da coleção Nude Casual, da Brumani, brincam com a opacidade do quartzo negro e a transparência do quartzo fumê, com diamantes e ouro rodinizado.
Brincos de ouro 18, com turmalinas rosa e diamantes chocolates, da Art'Orafo
Brincos de ouro 18, com turmalinas rosa e diamantes chocolates, da Art'Orafo. 
Jogo de luz e sombra no brinco Brumani
Jogo de luz e sombra no brinco Brumani. 
Brinco 18k de ouro branco com topázio London (hit do momento) e diamante, da Benne Fatto
Brinco 18k de ouro branco com topázio London (hit do momento) e diamante, da Benne Fatto. 
O design a favor da otimização do uso do ouro fica claro nesse brinco de ouro amarelo 18 k, com citrino e diamante, da coleção Nosso Barroco, da Benne Fatto
O design a favor da otimização do uso do ouro fica claro nesse brinco de ouro amarelo 18 k, com citrino e diamante, da coleção Nosso Barroco, da Benne Fatto.
A ousadia na combinação de cores no brinco de ouro 18k da coleção Baobá, da Brumani, com diamantes Brown, água marinha, rubi e turmalina rosa
A ousadia na combinação de cores no brinco de ouro 18k da coleção Baobá, da Brumani, com diamantes Brown, água marinha, rubi e turmalina rosa.
O contraste da turmalina verde e das rubelitas no brinco em ouro e diamantes da Vianna Brasil. Foto: Rogerio Franco
O contraste da turmalina verde e das rubelitas no brinco em ouro e diamantes da Vianna Brasil. Foto: Rogerio Franco.
Brincos com rubi, esmeraldas e brilhantes, da designer Laura Hueb
Brincos com rubi, esmeraldas e brilhantes, da designer Laura Hueb.

Nenhum comentário:

Postar um comentário